Interessante: 10 curiosidades sobre o reino animal

Informática

Culinária

Moda

Games

Automóveis

Viagens

Interessante

Música

Cinema

Meio Ambiente

Relacionamento

Política

Saúde

Dicas Diversas

Interessante: 10 curiosidades sobre o reino animal
Por Camila Naxara | Publicado em 13 de maio de 2021 ás 20:16
reino animal

O reino animal é realmente fascinante!

Cientistas e estudiosos de plantão, nos informam a cada nova descoberta, nos surpreendendo, ora com algo que não sabíamos sobre determinada espécie, ora sobre novas espécies.

Então, se você gosta do tema, fique conosco e confira algumas curiosidades atuais sobre o reino animal.


1. O maior animal do mundo

A princípio, maior animal que já se tem notícia foi uma baleia-azul (Balaenoptera musculus) de 33,5 metros de comprimento e incríveis 190 toneladas.

Essa espécie é encontrada em todos os oceanos do planeta e, de acordo com a União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN), a baleia-azul só não está presente em alguns mares, como o Mar Mediterrâneo, Mar de Okhotsk e Mar de Bering.

O maior animal do mundo
baleia-azul (Balaenoptera musculus)

2. O animal mais feio do mundo não é o peixe-gota

Comumente citado como o bicho mais feio do mundo, o peixe-gota (Psychrolutes marcidus) carrega esta fama erroneamente e, talvez, você ainda não saiba disso.

A foto abaixo com aparência macabra colocou os habitantes marítimos, do gênero Psychrolutes, na lista dos animais mais feios do mundo, contudo, um novo vídeo foi divulgado em 2016, por pesquisadores do navio de pesquisa EV Nautilus.

Foi a primeira vez que eles conseguiram registrar imagens da espécie viva e assim foi descoberto que a espécie não é afinal tão feia assim, a foto se tratava de um animal encontrado morto já em processo de decomposição.

O animal mais feio do mundo
Peixe-gota (Psychrolutes marcidus)

3. O pássaro mais numeroso que existe

O tecelão-de-bico-vermelho ou quelea-de-bico-vermelho (Quelea quelea), encontrado em algumas regiões da África, certamente é o pássaro mais numeroso do mundo. Estima-se que sua população chega a 10 bilhões de aves.

 tecelão-de-bico-vermelho
Quelea-de-bico-vermelho (Quelea quelea)

4. O animal mais venenoso do planeta

Quem diria! O animal mais venenoso do mundo, surpreendemente, é um caracol!

Quando pensamos em animais venenosos, imediatamente pensamos em cobras, aranhas e escorpiões. Entretanto, o veneno mais potente do mundo pertence ao caracol-do-cone (Conus geographus), que habita a costa australiana.

A boa notícia é que acidentes com este bichinho são muito raros, apesar de já confirmado alguns relatos de mortes envolvendo pescadores.

Conus geographus
Caracol-do-cone (Conus geographus)

5. As formigas dominarão o mundo (ou já dominaram)

Elas superam de longe a população humana e estão espalhadas por toda a parte. Somos 7,7 bilhões, enquanto elas constituem cerca de 10 mil trilhões.

Outra curiosidade interessante é que, se juntarmos todas as formigas da Terra e pesarmos numa balança, o peso seria igual ou até superior ao peso de todos os seres humanos vivos.

reino animal

6. Zeus, o maior cachorro da história

O maior cão de todos os tempos foi um Dogue Alemão chamado Zeus. Ele viveu em Otsego, no estado americano de Michigan, e morreu em 2014, aos 6 anos de idade.

Sobre as quatro patas, Zeus passava de um metro de altura. Entretanto, sobre duas patas, chegava a 2,26 metros. Além disso, ele pesava impressionantes 70,3 quilos.

Além da fama internacional, Zeus era conhecido em sua cidade por participar de visitas em escolas e atuar como cão terapeuta em hospitais, com objetivo de ajudar na recuperação dos pacientes.

o maior cachorro
Zeus, o maior cachorro da história.

7. A maior cobra do mundo

O Brasil é o detentor da maior cobra do mundo. Trata-se da nossa sucuri (Eunectes murinus) ou anacondas, popularmente conhecidas. Elas vivem em pântanos, rios e lagoas. Só para exemplificar, Anacondas chegam a medir até 9 metros.

Sucuri (Eunectes murinus), comumente chamada de anaconda.

8. O animal menos dorminhoco do mundo

O sono varia bastante no reino animal. Um elefante africano, por exemplo, dorme em média 3,3 horas por dia. Contudo, o animal menos dorminhoco que existe é a girafa, este animal dorme em pequenas porções de cinco minutos, totalizando meia hora de sono por dia.

Esta é a posição em que a girafa dorme.

9. O animal mais dorminhoco do mundo

O animal mais dorminhoco existente é o morcego-marrom.

Esse animalzinho dorme em média 19,9 horas por dia, o que equivale a mais de 75% de 24 horas. Por isso, quando você achar que dormiu demais, lembre-se do morcego-marrom.

Morcego-marrom.

10. Uma ilha australiana é invadida todos os anos

Entre os meses de novembro e janeiro, mais de 100 milhões de caranguejos abandonam as florestas da Ilha Christmas em direção às praias, a fim de se reproduzirem e efetuarem a desova. A cena parece de filme, mas não é.

A migração é tão intensa que as ruas ficam cobertas de caranguejos, sendo assim, o evento atrai milhares de turistas para a pequena ilha e muitos crustáceos acabam sendo esmagados nas estradas.

Guardas-florestais pedem que seja construído pontes sobre as estradas para que os caranguejos atravessem sem perigo.

Caranguejos invadindo as ruas da ilha.
Veja +
() Comente pelo Facebook