Horta em casa: Como fazer? Onde e o que plantar?

Informática

Culinária

Moda

Games

Automóveis

Viagens

Interessante

Música

Cinema

Meio Ambiente

Relacionamento

Política

Saúde

Dicas Diversas

Horta em casa: Como fazer? Onde e o que plantar?
Por Camila Naxara | Publicado em 30 de abril de 2021 ás 17:54

Essa é a hora certa para se cultivar uma horta em casa! Além de poder plantar seu próprio alimento e consumi-lo fresquinho, a atividade é super relaxante e lhe garantirá um contato delicioso com a terra.

Horta em casa
Horta em casa

Muitas pessoas sonham com uma horta em casa e acabam deixando de viver essa experiência por falta de conhecimento. Ainda mais, acreditam que a atividade demanda muito dinheiro, tempo e espaço.

Mas, dá para plantar sem gastar muito e sem tanto trabalho.

Cultivar plantas como salsinha, cebolinha, manjericão e tomate pode ajudar a trazer paz nesses tempos de crise.

A seguir, te daremos dicas/orientações para que sua hortinha cresça!

Decidindo o que plantar

Se você disponibiliza de um quintal com terra, separe uma pequena área para o plantio. Para quem mora em apartamento, há variadas espécies que podem ser cultivadas em vasos. Entretanto, se sentir dificuldade para comprar vasinhos devido lockdown, você pode improvisar com copos, garrafas e embalagens de plástico.

É importante ressaltar que, em qualquer situação é necessário que o local escolhido receba luz por aproximadamente 5 ou 6 horas por dia.

Boas opções para quintal: mamão, pepino, banana, repolho, tomate e berinjela.

Boas opções para vasos: tomate cereja, rúcula, pimentão, coentro, cebolinha, alface, manjericão, morango e hortelã.

Preparando a terra

Em primeiro lugar, você precisa de uma terra boa! Você pode comprar a terra já adubada, bem como fertilizar a terra com adubos orgânicos, ex: húmus de minhoca (tome cuidado com a concentração do produto, siga as instruções presentes da embalagem).

Além de fértil é necessário que a terra seja “fofa”, ou seja, que possua a densidade adequada. Para tanto, revolva a terra para que ela não fique compactada. Se não adiantar, adicione um pouco de areia.

Escolhendo o que plantar na sua horta em casa

Quanto ao que plantar, dependerá muito do espaço que você disponibiliza e da luz (como vimos em “Decidindo o que plantar”). Como a orientação agora é evitar sair de casa, você pode tentar plantar brotos e sementes de frutas e legumes que você tem em casa.

Além disso, outra ideia bem interessante é cultivar plantas aromáticas, que deixarão sua casa perfumada. Como exemplo, temos o orégano, alecrim, tomilho e manjericão. Vale ressaltar que tais plantas são um chamariz para nossas amigas polinizadoras, as abelhas. Ainda mais, oferecem a esses pequenos insetos – tão importantes e necessários para o equilíbrio do ecossistema – a matéria prima que necessitam para sobreviver.

Horta em casa
Horta em casa

Cuide da sua horta

Plantinhas tem mais ou menos necessidade de sol e água. O manjericão, por exemplo, precisa de muita exposição solar! Em contrapartida, o alface, de pouco sol. Logo, você terá que pesquisar a respeito da espécie que escolheu.

Preste atenção nas suas plantinhas! Quando estiver faltando água, ela irá murchar. Entretanto, excesso de água ou pouco sol, poderá apodrecer suas raízes.

Como prevenir insetos

Você pode usar algum preparado como a solução de tabaco com água, caso sua horta seja atacada por pulgões, grilos ou larvas. Existem algumas opções de soluções aqui.

Que a sua hortinha dê muito certo!

Veja +
() Comente pelo Facebook