Por que plantar gengibre em casa?
Nativo da Ásia, o vegetal é uma raiz tuberosa que possui múltiplos benefícios para a saúde humana.
O gengibre tem ação bactericida, é desintoxicante, favorece o sistema digestivo, circulatório e respiratório, além de ser um excelente termogênico.
Um ótimo alimento para quem deseja perder peso, pois acelera o metabolismo e ajuda na queima de gordura corporal.
O vegetal também é utilizado no tratamento e prevenção de doenças, como: câncer, enxaqueca, cólicas menstruais, nefropatia diabética e inflamações articulares. Além de aliviar os sintomas de gripes e resfriados.

Como plantar gengibre em vasos
O primeiro passo é a escolha da raiz e você pode comprá-la no mercado mesmo, sendo assim você utilizará o gengibre comprado no supermercado para propagação de mudas.
Escolha rizomas grossos, de pele firme, brilhantes e de cor bege clara. Não opte por raízes de casca seca e caindo, pois esses, estão armazenados por muito tempo, ou seja, estão velhos, o que impossibilita o replantio.
Envolva o gengibre comprado em uma toalha úmida de papel e coloque-o no vaso, contudo mantenha a toalha sempre úmida.
Aguarde poucos dias até que o gengibre comece a brotar. Assim que brotar raízes, é o momento de plantá-lo no vaso.

O próximo passo é preparar o vaso
Escolha um vaso grande de 30cm de profundidade e 30cm de largura. Um recipiente deste tamanho, acomoda entre duas e três raízes.
Misture uma parte de areia para cada três partes de terra, adicione adubo e misture. A mistura de areia-terra-adubo deve estar úmida e solta.
Não esqueça de colocar pedras no fundo do vaso para drenar a água adequadamente.
O plantio
Coloque a parte do rizoma que possui broto voltada para baixo, no interior da terra. Cubra-o com uma camada fina de terra (aproximadamente 2 cm).
Mantenha o vaso em um lugar sem incidência direta de raios solares. O gengibre gosta de calor, mas não de luz direta.
Regue 1x ao dia para manter a terra úmida, mas tome cuidado para não encharcá-la.

As raízes levam em torno de 10-12 meses para crescer e se tornarem comestíveis, sendo assim, uma tática boa para saber o momento ideal de colheita, é verificar os talos e folhas.
Em aproximadamente 14 dias, os talos estarão crescidos e as folhas fortes, ou seja, o gengibre já pode ser colhido.

A vantagem de plantar gengibre em casa, é que você pode aproveitar pedaços da colheita para um plantio contínuo, portanto é viável economicamente.