2021: Como deixar o seu smartphone muito mais rápido

Informática

Culinária

Moda

Games

Automóveis

Viagens

Interessante

Música

Cinema

Meio Ambiente

Relacionamento

Política

Saúde

Dicas Diversas

2021: Como deixar o seu smartphone muito mais rápido
Por Camila Naxara | Publicado em 11 de maio de 2021 ás 22:16

Dicas valiosas para você deixar seu smartphone mais rápido. Preparei um Super Guia com várias orientações, tanto para Android quanto para Iphone (iOS).

mais rápido

Saiba que é normal que o smartphone fique lento ou trave ao longo do tempo. Isso acontece por muitos motivos, por exemplo, falta de espaço para armazenamento, versão desatualizada do sistema ou apps em excesso.

Aqui estão algumas dicas que são eficazes para deixar seu smartphone mais rápido.

Faça backup e libere espaço

Smartphones com sistema Android contam com o Google Fotos instalado de fábrica. Esse aplicativo armazena as fotos em nuvem e permite que o usuário apague as que estavam guardadas no aparelho, ou seja libera espaço na memória do celular. Ainda mais, o app salva as fotos na qualidade original ou alta qualidade.

Antes de mais nada, é bom ressaltar que são 15GB para usar de forma compartilhada com o Gmail e outros serviços. Contudo, a empresa já anunciou que à partir de junho de 2021, o Google Fotos será ilimitado para fotos em HD. Ainda assim, compensa muito armazenar suas fotos em nuvem e é uma ótima opção para desocupar uma parte da memória do seu smartphone.

O Google Fotos é ótimo para liberar espaço no seu Smartphone.

Android

Caso deseje ativar a função, abra o aplicativo Gloogle Fotos e clique na foto do usuário (canto superior direito). Logo depois, selecione “Ativar Backup” e escolha a opção alta qualidade ou original. Ao voltar para a tela inicial, clique em “Liberar espaço” Todas as fotos serão salvas em nuvem e automaticamente apagadas do aparelho, liberando muito mais espaço.

Aprenda a ativar seu Gloogle Fotos.

Quando quiser acessa-las, clique no ícone do Gloogle Fotos. Elas estarão todas lá, guardadinhas e sem ocupar espaço no seu smartphone 😉

IPhone

Já no iOS (sistema do IPhone), é possível fazer o backup automático para o iCloud. Para tanto, vá em “Ajustar”, clique em “iCloud” e selecione “Gerenciar Armazenamento”. Posteriormente, clique em “Backups” e toque no nome do smartphone. Abrirá uma aba onde será possível ativar ou desativar os apps que serão incluídos no backup. A franquia Apple oferece apenas 5GB para dados.

Fazendo backup no IPhone.

Encontre os apps que mais consomem a memória RAM do seu Smartphone

Mesmo que você não use alguns dos apps instalados no seu smartphone, eles podem ficar em segundo plano, como no caso das Redes Sociais. Contudo, os aparelhos que mais “sofrem” com isso, são aqueles mais básicos; os apps têm um impacto significativo no desempenho do sistema.

Primeiramente, consomem muita bateria e dados, como consequência exigem um processamento maior da memória RAM. Por isso é muito importante identificar quais apps mais consomem memória e considerar deletar os que não são importantes.

Entretanto é necessário habilitar o modo desenvolvedor, no sistema Android. Algo bem simples. Habilitando a função, você poderá definir quais apps são mais ou menos importantes, e quais podem ser desinstalados.

Android

Para isso, vá até “Configurações”, em seguida “Sobre Telefone” e clique sete vezes seguidas sobre o “Número da Versão” para liberar a função.

É necessário tornar-se um desenvolvedor para ver quais apps consomem mais memória.

Depois, vá em “Sistema e atualizações”, selecione “Opções do desenvolvedor” e clique em “Memória”.

Daqui pra frente, você conseguirá ver quais apps mais consomem memória.

Agora, clique em “Memória usada por aplicativos” e você conseguirá ver quanto de memória cada aplicativo consumiu nas últimas horas. Desta forma é possível analisar e escolher quais programas serão ou não desinstalados/modificados para consumir menos memória do seu smartphone.

Assim é possível ver o quanto de memória cada app consome.

IPhone

No IPhone, vá em “Ajustes”, clique em “Geral” e depois em ” Armazenamento do IPhone”. Aqui, é possível ver o consumo de memória de todos os apps. Ao clicar em um aplicativo, você poderá desinstalar ou apagar um app. Sendo que, desinstalando você liberará espaço e seus dados de usuário continuaram salvos, ou seja, se algum dia você instala-lo novamente, seus dados estarão te esperando. Porém, a segunda opção (apagar) deletará todos os seus dados de usuário do app.

No IPhone, a aba Armazenamento mostra o consumo de cada app.

Por último, outra maneira de exigir menos do sistema do seu smartphone é baixar a versão Lite dos aplicativos, por exemplo: o Facebook Lite e o Messenger Lite, versões mais leves para o processador do parelho.


Desative os dados em segundo plano

Sempre que o sistema é atualizado, os aparelhos ganham mais funções e acabam exigindo mais do hardware. Fechar alguns apps que funcionam em segundo plano pode ajudar a liberar memória RAM, fornecendo mais espaço para que seu celular trabalhe rapidamente.

Portanto, desativar apps pouco usados ou menos importantes, que ficam ativados em segundo plano, pode agilizar o funcionamento de outros aplicativos e diminuir o consumo de bateria.

Android

Após tornar-se um desenvolvedor do sistema, acesse “Configurações”, em seguida clique em “Sistema e atualizações”, depois em “Opção do desenvolvedor” e procure pela opção “Limite de processos em segundo plano”. Essa aba te dá a opção de escolher entre o limite padrão, o bloqueio de todas as atividades em segundo plano ou a restrição de até quatro processos.

Libere mais espaço no seu smartphone, limitando os dados em segundo plano.

IPhone

No sistema iOS, basta acessar “Ajustes”, depois “Geral” e procurar por “Atualização em segundo plano”. Essa opção lhe permite desativar totalmente os aplicativos em segundo plano ou então, escolher se eles funcionarão somente pelo Wi-Fi. Além disso, você também pode desativar o funcionamento de alguns aplicativos específicos, quando estes estiverem em segundo plano.

Restrinja o funcionamento de certos apps de forma simples.

Limpe o cache

Cache é o local onde os arquivos temporários do smartphone ficam armazenados. O aparelho arquiva os dados para que você tenha acesso rápido a eles quando visitá-los novamente. Entretanto, isso pode deixar o smartphone mais lento, já que o acúmulo de dados aumenta o espaço destinado ao cache.

Nos sistemas operacionais mais modernos, o cache não precisa ser limpo todos os dias, pois é bem gerenciado pelo aparelho. Porém, se o celular estiver travando muito ou com falta de espaço, limpar o cache é uma boa alternativa.

Android

No Android é possível limpar o cache de todos os apps de uma vez só. Para isso, vá em “Configurações”, depois em “Armazenamento” e selecione “Limpar”. Dessa forma, todos os dados em cache serão apagados.

Em alguns dispositivos, a função pode estar na aba “Meu Dispositivo” → “Armazenamento” → “Dados em cache”.

Contudo, se você deseja apagar apenas o cache de alguns aplicativos (em específico), vá até “Configurações”, em seguida em “Aplicativos” e selecione o app que deseja modificar, clique em “Armazenamento” e em“Limpar Cache”. Essa é uma boa opção para otimizar um app que esteja muito lento ou travando.

Dessa forma você otimiza um app em especifico.

IPhone

O cache do sistema iOS não podem ser apagados manualmente, o sistema não permite. Contudo, acontece uma limpeza periódica automaticamente. O que é possível limpar é o cache do Safari e apagar histórico de acessos, cookies e dados dos sites visitados.

Para isso, basta abrir “Ajustes”, localizar o navegador Safari, selecionar “Limpar Histórico e Dados dos Sites” e confirmar a ação em “Limpar Tudo”. Porém, essa ação irá desconectar o usuário dos sites em que estiver logado, além de eliminar o histórico dos dispositivos que são autenticados com a conta no iCloud.

O próprio sistema já faz uma limpeza periódica automaticamente. Contudo, é possível limpar o cache do Safari.

Confira se há atualizações disponíveis para seu smartphone. É importante para deixar seu cel mais rápido

Atualizar o sistema do smartphone aumenta a performance do aparelho. Esse processo ajuda na execução dos apps, ou seja, exige menos esforço do processador.

Ainda mais, a atualização pode introduzir novas ferramentas, corrigir falhas que atrapalham no funcionamento dos aplicativos, tornam o aparelho mais seguro e com menos brechas e bugs no código do sistema.

Android

Para verificar se há atualizações para o seu Android, basta ir em “Configurações”, clicar em “Sistemas e atualizações” e em seguida “Atualização do software”. Qualquer atualização disponível estará indicada nessa aba.

Siga as instruções para verificar se há atualizações pendentes.

Se quiser verificar se há atualizações de segurança ou para o sistema do Gloogle Play, vá em “Configurações”, em seguida toque em “Segurança” e por último clique em “Atualização de segurança”.

É possível atualizar o Google Play e o sistema de segurança do smartphone.

IPhone

No iOS é ainda mais fácil. Vá até “Ajustes”, em seguida clique em “Geral”, por fim em “Atualização de Software”. Assim sendo, clique em “Baixar e instalar” se houver alguma atualização. O processo iniciará automaticamente.

Mantenha o celular atualizado para evitar possíveis bugs.

Ter um Antivírus é muito importante

Os malwares podem deixar seu celular muito lento. Em suma, ao instalar um aplicativo ou abrir um e-mail, o usuário pode clicar em um link infectado com algum vírus. Um celular infectado pode travar, além de aumentar o uso de dados , esgotar a bateria rapidamente ou esquentar o aparelho.

Portanto, é importante que se instale um antivírus no smartphone, assim ele ficará livre de vírus e malwares. Além de deixar seu celular mais rápido, ainda garante seguridade para seus dados.

Resete o sistema do seu smartphone

Todavia, se nada funcionar, tente resetar o celular. Isso fará o aparelho voltar às configurações originais de fábrica. Porém, essa opção apagará tudo que tem no aparelho, por exemplo fotos e vídeos. Por isso é interessante fazer um backup dos arquivos antes.

Android

No Android, abra “Configurações”, vá até “Sistema e atualizações”, clique em “Redefinir”. Por último, toque em “Redefinir telefone” para resetar o aparelho. Em alguns celulares, a opção pode estar em “Gerenciamento”, clique “Restaurar” e “Restaurar padrões de fábrica”.

como deixar celular rápido
Restaurando padrões de fábrica.

IPhone

No iOS, basta ir em “Ajustes”, em “Geral”, posteriormente em “Redefinir”, “Apagar Conteúdo e Ajustes”.

mais rápido
Redefinindo seu IPhone.

Veja +
() Comente pelo Facebook