Vai comprar um carro usado? Fique atento com as dicas - Portal de dicas!

Informática

Culinária

Moda

Games

Automóveis

Viagens

Educação

Música

Cinema

Meio Ambiente

Relacionamento

Política

Saúde

Dicas Diversas

Você está em: Home » Vai comprar um carro usado? Fique atento com as dicas
Vai comprar um carro usado? Fique atento com as dicas
Por Redação | Publicado em 3 de agosto de 2015 ás 22:26

Economia é o ponto chave na escolha de um carro usado. Adquirir um carro zero km, nem sempre está no alcance do consumidor. Mesmo os bancos facilitando o financiamento, muitas pessoas não conseguem pagar as prestações e acabam devolvendo o carro.

A escolha por um carro usado acontece pela facilidade de compra, pelo preço do veículo que é mais barato, porque o consumidor não quis arriscar uma dívida a longo prazo ou simplesmente porque decidiu comprar à vista, com aquela economia que vem fazendo há algum tempo.

No entanto, é preciso tomar alguns cuidados na hora de adquirir um veículo usado. As dicas abaixo irão te ajudar a amenizar os riscos nessa situação. Confira:

carros-usados

Foto: MÁRCIO FERNANDES/AGÊNCIA ESTADO/AE/Codigo imagem:33183

12 Dicas para comprar um carro usado

1- Teste o veículo antes de comprar:

Essa é a primeira dica a ser seguida, porém ainda não é suficiente para a decisão de compra. Faça o teste drive sem o vendedor ao lado. Ele com certeza só irá expor as qualidades do veículo. Se você dirige há algum tempo, conhece o básico de como é um carro bom. Se não entende, convide um amigo ou parente para te fazer companhia.

Observe todos os pontos positivos e negativos do carro. Verifique se o motor e a lateria fazem barulhos duvidosos, se o carro cabe na sua garagem e se o modelo te agrada.

Dê “pancadinhas” na lataria e analise se o som varia em certos pontos. Barulhos diferentes significa a presença de massa plástica, indicativo que o carro foi batido

Verifique se o carro sofreu enchentes. A melhor maneira de saber se o carro foi alagado é pelo cheiro. Vendedores costumam usar sachês que dão cheiro no carro, isso para disfarçar o odor da inundação.

2- Leve o carro em um mecânico de sua confiança

Mesmo se você gostou do carro e não observou nada de duvidoso no carro, leve ao mecânico. O mecânico irá avaliar o estado de conservação do carro, se o mesmo já foi batido, se o motor está bom, etc.

Conte ao mecânico o valor de venda do veículo, ele irá te dizer se compensa ou não. Se o preço é justo.

3-  Pesquise sobre o carro 

Existem carros que muita gente não indica. E ninguém melhor para opinar a respeito do que o próprio consumidor. Por isso pergunte às pessoas que possuem o carro que você deseja comprar e tire suas dúvidas. Consulte fóruns na internet também.

4- Opte por carros que têm mercado

O mercado de carros no Brasil é bom para modelos populares e carros de cores prata e preto. Se o veículo que você deseja comprar tiver mais de 5 anos de uso, opte por essas cores. É provável que futuramente você queira comprar um mais novo.

Carros com cores extravagantes são muito difíceis de vender e só devem ser comprados com um ótimo desconto.

5- Cuidado com carros brancos e amarelos

É possível que tenham sido táxis. Tenha certeza que não, antes de comprá-lo.

6- Cuidado com carros oriundos de leilão, locadoras e de acidentes

A dica é não comprá-los. Mas se confirmado que estão em bom-estado, exija um desconto.

7- Verifique se na sua cidade tem autorizada

Opte por comprar modelos que possuem assistência em sua cidade. Se você mora no interior, é importante pesquisar se existe assistência mecânica para o carro, caso vá precisar. Você pode perguntar ao mecânico (dica 2).

8- Conheça o dono do carro

Quando mais próximo você for do dono, mas garantia você tem. Assim você conhece o histórico do carro e se acontecer algo no futuro, saberá pra quem reclamar. Se não conhece o dono, procure descobrir os motivos que o levaram a vender o carro. Qualquer amigo ou conhecido te informará.

9- Uma boa opção é comprar carro usado em concessionárias

Você com certeza encontrará um carro usado e de bom estado em concessionárias. Por se tratarem de lojas grandes, elas possuem uma reputação a zelar. Sem contar que levam o nome das montadoras, por tanto são cobradas por qualidade de serviço prestado aos seus clientes. E ainda oferecem garantia.

10- Pesquise preços em outras cidades

Talvez você não saiba disso, mas vale a pena comprar carros em outras cidades. O motivo? O preço. Os preços variam muito de cidades. Um exemplo: Comprar um carro novo, hoje, em São Paulo custa em média 5,2% a menos que no Pará.

E a diferença de preços vale também para os carros usados. Em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, exemplos, o preço de carros usados é mais alto, pois são estados com maiores taxas de impostos.

11. Verifique se o carro não é roubado

Confira se o número do chassi é o mesmo que está anotado no documento. Depois faça uma busca da placa no site do DETRAN e verifique se existe alguma pendência ou multa.

12- Analise o manual e o estado de conservação do carro

No manual do carro é possível saber se o dono realizou todas as revisões indicadas pelas montadoras.Verifique os cantinhos do carro e veja se possuem ferrugem. Confira se os pneus e o estepe estão conservados. Esses são bons indicativos para saber se o dono era cuidadoso. 

Veja +
() Comente pelo Facebook