Etiqueta no trabalho - Portal de dicas!

Informática

Culinária

Moda

Games

Automóveis

Viagens

Educação

Música

Cinema

Meio Ambiente

Relacionamento

Política

Saúde

Dicas Diversas

Você está em: Home » Etiqueta no trabalho
Etiqueta no trabalho
Por Rodrigo | Publicado em 13 de agosto de 2015 ás 14:51

trabalho-etiqueta-dica-dik

 

A grande maioria das pessoas passam a maior parte do tempo no trabalho, onde convivem com outros profissionais por longos períodos de tempo. Sendo assim, ser educado e ter uma boa convivência no local de trabalho pode ser uma excelente ferramenta para aliviar o stress e exercer suas funções com mais qualidade.

Dicas de etiqueta para convivência no trabalho:

1- Educação e respeito;

Lembre-se de tratar os outros como você gostaria de ser tratado. Dirigir-se aos outros de forma respeitosa e educada não são apenas boas medidas para o trabalho, mas para toda a vida. Saiba lidar com pessoas diferentes de você com respeito.

 

2- Privacidade;

Embora você conviva muito tempo com as pessoas do trabalho, você deve ter consciência de que vocês possuem uma vida pessoal fora dali. Limite-se a saber sobre a vida da pessoa o que ela lhe conta. Não seja indiscreto enchendo o colega de trabalho com perguntas. Conte suas coisas apenas quando o outro demonstrar interesse em ouvir.

 

3- Cuidado com os apelidos e a maneira de falar;

Há um limite para o uso do humor durante o expediente. Piadas  obscenas, palavrões, gritos e excesso de liberdade não são bem vindos em um ambiente de trabalho, mesmo  que você seja despojado e informal, isso pode não ser a forma que os outros trabalham. O ambiente pode ser alegre e descontraído, mas não deve perder os seus limites.

 

4- Conheça claramente sua função e atribuições;

No local de trabalho cada um tem suas responsabilidades, compromissos e tarefas. Saiba bem quais são as atribuições pertinentes a você. Se você não é um gerente não deve se intrometer em como o outro executa seu trabalho. Faça o seu trabalho e deixe com que os outros façam o trabalho deles.

 

5- Disposição em ajudar;

Criar relações de confiança e estabelecer boas parcerias pode ser a chave para o bom convívio. Estender a mão quando o outro precisa pode significar uma mão estendida na hora que você precisar. Ninguém é auto-suficiente todos precisamos de ajuda as vezes. Mas limite-se a ajudar as pessoas que lhe pedem, senão pode parecer intrometido.

 

6- Seja Positivo;

Ninguém gosta de pessoas negativas. Seja uma pessoa de convivência agradável. Frases do tipo “não consigo” e “Vai dar errado” pode ser mal interpretada por quem esta ouvindo. ao contrario, seja positivo e com certeza todos irão sentir-se melhor ao seu lado.

 

7- Cumpra suas promessas;

Sua palavra deve ser seu maior atributo seja coerente e honesto com você mesmo e seus patrões quanto a prazos, horários. Ser pontual demonstra comprometimento. Atente-se em realmente executar as coisas com as quais se comprometer.

trabalho- etiqueta-dik-dica

8- Cuidado com o tom de voz;

Equilibre seu tom de voz, em ambientes coletivos falar muito alto ou  gritar pode incomodar as pessoas ao redor. Falar baixo demais também não ajuda na comunicação. Seja cauteloso em reconhecer que nem todas as pessoas são acostumadas a tons de vozes muito altos, isso pode parecer ofensivo.

dica-dik-trabalho-etiqueta

9- Horário de alimentação;

Respeite o momento de descanço do seu companheiro. Lembrá-lo das suas funções nessa hora é extremamente desagradável. De espaço para que a pessoa faça suas ligações pessoais e converse outros assuntos com quem ela quer. Esse horário é direito dele e ele não deve ser incomodado.

 

10- Cuidado com cheiros;

Excesso de perfumes, falta de higiene, e cheiros fortes marcantes afastam as pessoas que não desejam aquele cheiro para longe de você.

 

11- Conduta com o público;

Fornecedores, clientes e outras pessoas precisam ser bem tratadas. Se você fala com eles no ambiente de trabalho, vale lembrar que você está representando uma empresa.

 

12- Noção de hierarquia;

Saiba se colocar no seu lugar. Não reclame com o chefe quando você tem um supervisor/gerente. Não puxe papos informais sem que seus superiores tomem a iniciativa. e principalmente, se você tem o mesmo cargo que alguém não deve trata-lo como inferior. Lembre-se liderança  não deve ser forçada.

 

13- Não force a barra;

Respeite as pessoas que não querem conversar com você, ou não querem fazer parte das suas brincadeiras. Seja gentil e ajude caso tenha abertura. Boa convivência não deve ser imposta e sim conquistada.

 

 

Veja +
() Comente pelo Facebook