Hoje no Brasil, aproximadamente 650 espécies se encontram em risco de extinção. Existem vários fatores que impactam negativamente no desaparecimento de determinada espécie, como o tráfico de animais, caça predatória, queimadas, poluição.
O Brasil amargamente lidera o ranking, segundo a IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais), de espécies de aves em extinção devido a um número elevado de espécies que são encontradas somente em lugares específicos do Brasil, como na Amazônia, por exemplo.
Apesar do Brasil ser um dos países mais ricos em biodiversidade, existem muitos animais da nossa fauna em risco de extinção. Conheça alguns deles a seguir:
Espécies Brasileiras em risco de extinção
1. Arara-Azul-Grande
Anodorhynchus hyacinthinus – É uma espécie que vem lutando contra o desmatamento de seu habitat, tráfico de animais e caça ilegal, devido ao grande valor de suas penas no mercado internacional. É encontrada na Amazônia e no Pantanal. Não confundir com à Ararinha Azul, que é um espécie já extinta e que só existem em cativeiros.
2. Ararajuba
Guaruba guaruba – Esta espécie encontra-se no status de vulnerável a extinção, pouco se sabe a respeito dos hábitos da Ararajuba, o que dificulta sua proteção. É encontrada somente na Amazônia e o constante desmatamento de seu habitat e a caça ilegal vem acentuando o seu risco de extinção.
3. Saíra-Militar
Tangara cyanocephala – é uma ave com cores fortes e belas, tornando-a um atrativo no mercado internacional. É encontrada na Mata Atlântica e o desmatamento desse bioma vem acentuando a extinção dessa linda espécie.
4. Soldadinho-do-Araripe
Antilophia bokermanni – É uma espécie típica da caatinga, a criação intensiva e expansão de gado e o crescimento das cidades nessa região estão contribuindo negativamente para a preservação dessa ave, que atualmente corre o risco de extinção.
5. Udu-de-Coroa-Azul
Momotus momota – É uma espécie encontrada na Amazônia, Pantanal e Mata Atlântica. Atualmente vem enfrentando o desmatamento de seu habitat natural e o tráfico de espécies.
6. Ariranha
Pteronuna brasiliensis – Conhecida popularmente por lontra gigante ou lobo do rio vem enfrentando problemas de preservação devido a poluição desenfreada dos rios, caça predatória e caça ilegal. É encontrada no Pantanal e na Amazônia.
7. Tartaruga-de-Couro
Dermochelys coriacea – Conhecida popularmente por tartaruga gigante é classificada como a maior tartaruga marinha do mundo. É tipica de de oceanos tropicais e temperados, o consumo da carne e óleo desse animal é legalizado em alguns países, tornando a sua preservação ainda mais difícil. Atualmente, é classificada como uma espécie criticamente ameaçada de extinção.
8. Tartaruca-Oliva
Lepidochelys olivacea – É uma espécie que sofre com a caça ilegal, a pesca acidental e a poluição das águas, possui hábito migratório e desova nas regiões litorâneas do Brasil, assim como a tartaruga-de-couro, também possui sua desova regular em praias o que acentua a caça dessas espécies.
9. Sapo-Folha
Proceratophrys boiei – É uma espécie relativamente nova em termos científicos, foi catalogado em 2010 e corre o risco de desaparecer, foi descoberto na Bahia, na Serra do Timbó. Atualmente, encontra-se criticamente ameaçado de extinção devido o desmatamento de seu habitat.
10. Onça-Pintada
Panthera onca – É classificada como o maior felino das Américas, devido ao grande valor de sua pele no mercado mundial e a caça por fazendeiros. Atualmente, é considerada vulnerável a extinção, com exceção do Pampa, onde já foi extinta, é encontrada em todos os outros biomas.
11. Gato-Maracujá
Leopardus wiedii – É encontrado na Amazônia, Mata Atlântica, Pantanal, Cerrado e Pampa. Atualmente, o desmatamento é o maior problema enfrentado pela espécie, mas enfrenta problemas com caça para vender sua pele à décadas.
12. Lobo-Guara
Chrysocyon brachyurus – É classificado como o maior canídeo da América do Sul, encontra-se vulnerável a extinção devido ao desmatamento de seu habitat natural e a caça ilegal por fazendeiros para proteção de seus rebanhos.
13. Tamanduá-Bandeira
Myrmecophaga tridactyla – Encontra-se em regiões onde seu habitat vem sofrendo com queimadas e desmatamento para criação de gado. É encontrado na Amazônia, Cerrado, Pantanal e Mata Atlântica.