Embrulhar chave automática do carro com papel alumínio evita roubos

Informática

Culinária

Moda

Games

Automóveis

Viagens

Educação

Música

Cinema

Meio Ambiente

Relacionamento

Política

Saúde

Dicas Diversas

Embrulhar chave automática do carro com papel alumínio evita roubos
Por Casttelo | Publicado em 22 de julho de 2018 ás 18:17

chave automatica

A chave automática  é uma tecnologia muito utilizada nos carros atuais.

Elas permitem trancar e destrancar a porta do carro a distância.

As chaves automáticas dos carros modernos emite sinais para os carros constantemente.

Um estudo feito na Inglaterra em 2016 na Universidade de Birmingham identificou susceptibilidade nesta tecnologia.

Criminosos podem comprar uma chave “virgem” e clonar a partir dela uma chave já existente.

Tanto estas falhas na criptografia das chaves quanto o fato  de vários hackers já conhecerem os algoritmos nos quais as criptografias se baseiam aumentam ainda mais as chances de clonagem.

Estes fatos facilitam a clonagem e são responsáveis pela vulnerabilidade na segurança de carros no mundo todo.

O estudo feito apontou a Volkswagen como a montadora mais afetada com esta falha na segurança.

Isso devido a empresa utilizar uma criptografia baseada numa chave mestra.

O ideal seria a empresa possuir uma base criptográfica diferente para cada uma das chaves produzidas.

Afinal, devido a isso consequentemente existem milhões de chaves que possuem o mesmo segredo.

O estudo identificou que uma proporção considerável de 100 milhões de carros vendidos pela Volkswagen desde 1995 – incluindo modelos das marcas Audi, Seat e Skodapodia – podia ser destravada remotamente e que o problema afetava veículos fabricados até o ano 2016.

Um criminosos pode conseguir destrancar diversos veículos fazendo a engenharia reversa do sistema para quebrar o firmware utilizado nas chaves. Ou seja, o conjunto de instruções operacionais programadas no hardware do equipamento eletrônico obtendo assim acesso a todo o sistema de travas sem fio da empresa e dos demais fabricantes do grupo.

Um esquema criptográfico mais antigo identificado em algumas outras marcas tinha uma vulnerabilidade semelhante, embora mais complexa, segundo os pesquisadores.

O único equipamento que um hacker necessita para quebrar a criptografia é um receptor de rádio caseiro. Este receptor custa em torno de 180 reais e possibilita espionar os controles remotos dos modelos alvo conseguindo assim, destravar as portas dos veículos.

A Volkswagen disse, na época, que estava trabalhando com os pesquisadores e que vários de seus novos veículos não haviam sido afetados.  A indústria automotiva em geral está totalmente ciente desses problemas e buscando formas de impedir que terceiros consigam replicar a comunicação entre uma chave e um veículo

Caso a empresa não tenha resolvido este problema e você não deseja correr riscos. Fique de olho nas nossas dicas para se proteger de criminosos.

  • Dica 1: Tranque a porta do carro com a chave normal:  Com isso você cria um bloqueio físico. e mesmo que a criptografia da chave automática seja quebrada, a porta ainda continuará trancada.
  • chave
  • Dica 2: Bolsa de Faraday: É uma bolsa com isolamento de Alumínio que serve como um escudo contra a transferência de informações que poderiam ser usadas no roubo do carro impedindo consequentemente a clonagem da chave automática.
  • faradayprotege
  • Dica 3: Papel Alumínio: Obviamente este método não parece o ideal. Como poderia uma coisa tão simples proteger uma tecnologia tão nova? Especialistas em cibersegurança concordam que, embora não seja o ideal, esse é um método muito fácil e barato.  Embrulhando a sua chave automática em papel alumínio as ondas eletromagnéticas são bloqueadas.  E as chaves não conseguem transmitir sinal ao carro, pois suas ondas estão isoladas. A função do papel alumínio é criar uma célula para evitar que as ondas eletromagnéticas sejam registradas por outra pessoa.
  • aluminiochave carrochave carro papel aluminio

Vale ressaltar que a medida não é eficiente apenas para proteger veículos.

É possível proteger da mesma forma cartões de crédito e outros objetos que possuam criptografia.

Enquanto esta falha ainda existe portanto é bom seguir estas dicas e ficar atento.

Guarde sua chave automática em uma lata metálica, envolta em papel alumínio ou carteiras que contenham este tipo de proteção.

Certamente suas chaves automáticas estarão mais bem protegidas do que no bolso da calça, bolsa, ou gavetas.

 

 

Veja +
() Comente pelo Facebook