Dicas para escrever uma boa redação - Fikdik.net

Informática

Culinária

Moda

Games

Automóveis

Viagens

Educação

Música

Cinema

Meio Ambiente

Relacionamento

Política

Saúde

Dicas Diversas

Você está em: Home » Dicas para escrever uma boa redação
Dicas para escrever uma boa redação
Por Moreira | Publicado em 12 de agosto de 2015 ás 23:32

Algumas pessoas têm certa facilidade para escrever uma boa redação, na maioria das vezes, pessoas que leem muito conseguem escrever mais facilmente. Mas se você não encaixa no perfil citado, não se preocupe, é comum as pessoas terem dificuldade nesse quesito.

A-mans-hand-writing-007

 

Com os vestibulares e o Enem exigindo cada vez mais na redação, se preparar é preciso, por isso abaixo segue algumas dicas que podem lhe ajudar a desenvolver melhor uma redação e mandar bem quando for preciso.

Dicas para escrever uma boa redação

1 – Estruture bem seu texto

Na maioria dos vestibulares e concursos o tipo de redação escolhia é a dissertação, por isso saiba como montar a estrutura do seu texto. O ideal é ter no mínimo 4 parágrafos, com introdução, desenvolvimento e conclusão. Saber manter um elo entre as partes é um dos fatores que torna o texto satisfatório.

2 – Seja Claro

Muitas pessoas usam palavras difíceis e acabam se complicando na escrita, nesse ponto vale o ditado que menos é mais. Nem sempre usar palavras difíceis vai fazer com que o texto fique bom, seja simples, claro em expor suas idéias, sem parecer ser o que não é.

3 – Mantenha a coerência

Em provas e principalmente em textos dissertativos em que é preciso expor suas idéias, é essencial manter a coerência do início ao fim. Entrar em contradição pode comprometer toda a estrutura da escrita, pois como foi dito na dica 1 é importante que todos os parágrafos tenham elos.

4 – Cuidado com a linguagem

Em tempos de Whatsapp e Facebook, evitar abreviações e gírias é uma luta, mas é primordial que essa forma de escrever fique apenas na internet. Palavrões e coloquialismo então nem se fala.

5 – Respeite o número máximo de linhas

Quando estipulado, o ideal é que o número de linhas seja respeitado. Importante destacar que isso serve como um lembrete para que você não faça repetições em seu texto e nem tente “encher linguiça”.

6 – Releia o texto

Reler o que foi escrito é importante para identificar erros que as vezes não percebemos durante a escrita, reserve um tempo de sua prova para fazer a releitura. Observe também se a ideia que quis passar está fácil de ser entendida e principalmente coerente.

 

Agora é com você, uma última dica, ler é importante para que você tenha uma maior facilidade de escrever.

Veja +
() Comente pelo Facebook