Na hora de fazer uma viajem internacional é extremamente importante ter em mãos o passaporte, sem esse documento é impossível fazer viagens para a América do norte, Europa e Oriente. O passaporte serve como sua identificação nos lugares onde o seu documento de identificação pessoal (RG) não for válido no território em questão. Nossa equipe montou um passo a passo de como emitir esse documento tão importante, fique atento:
Como tirar meu passaporte?
1- Documentos de identificação
O primeiro passo é ter atualizado e em mãos os documentos de identificação que você possui. São válidos o Registro Nacional (RG), Certificado de reservista, Carteira nacional de habilitação (CNH), carteira de trabalho e passaportes anteriores. O CPF também será exigido na hora de emitir o seu documento.
2- Pendências militares e eleitorais
Extremamente importante estar em dia com o seu país antes de aventurar-se numa viagem a outro lugar. Resolva qualquer pendência que possuir no cartório eleitoral mais próximo de você. Apresente o seu comprovante de quitação eleitoral e militar mostrando que você está em dia com os seus compromissos cívicos.
3- Formulário
Preencha o formulário que a receita federal disponibiliza no seu site.
4- Agendamento
Em seguida, de porte de seus documentos agende um horário com a receita federal e compareça munido da documentação citada anteriormente aqui. Não se esqueça de apresentar também o seu numero de inscrição que lhe será fornecido no ato assim que você preencher o formulário no site da receita.
5- Pagamento da GRU
Guia de recolhimento preenchida no próprio site da receita federal, é a taxa cobrada para emissão do seu passaporte.
6- Entrevista
Compareça a receita federal, no horário e dia que agendou levando todos seus documentos, comprovantes e a GRU paga. Atente-se em estar em dia com qualquer outra documentação ou condição que possa ser solicitada a você.
7- Retirada do passaporte
Compareça a um posto do DPF levando seus documentos originais, retire seu passaporte pronto e Boa viajem!