Como se proteger do Zika vírus - Portal de dicas!

Informática

Culinária

Moda

Games

Automóveis

Viagens

Educação

Música

Cinema

Meio Ambiente

Relacionamento

Política

Saúde

Dicas Diversas

Você está em: Home » Como se proteger do Zika vírus
Como se proteger do Zika vírus
Por Moreira | Publicado em 22 de Fevereiro de 2016 ás 21:03

 

Há muitos anos nós brasileiros temos convivido com a dengue, que apesar de diversas campanhas de prevenção, ano após ano os casos continuam ocorrendo. Eis que ano passado surge um novo vírus, e uma nova epidemia, tudo isso causado pelo mesmo mosquito transmissor, o Aedes aegypt. A doença recebeu o nome de Zika Vírus.

Os sintomas da doença são bem semelhantes aos da dengue (dor de cabeça, febre, dores nas articulações), além de manchas vermelhas e coceira na pele.

Zika vírus

A epidemia do Zika vírus tem assustado a todos, principalmente pelo fato de estar diretamente ligado aos casos de microcefalia que tem aumentado cada vez mais no nosso país. Por conta disso é importante cada um fazer sua parte e se informar sobre as formas de prevenção, pois infelizmente ainda não existe uma vacina para curar a doença.

Como se proteger do Zika Vírus

Evite água parada

Como foi dito anteriormente, o Zika é transmitido pelo mesmo mosquito que transmite a Dengue. E uma das formas de evitá-lo de nascer é não deixar água parada. É importante observar vasos, calhas, caixa d’agua, poças, pois o mosquito precisa apenas de um pouco de água parada para botar os ovos.

casa zika

Utilize telas de proteção em janelas e portas

As já conhecidas telas de proteção impedem que qualquer tipo de mosquito entre nas casas que a utilizam. O ideal mesmo é evitar o nascimento do mosquito, mas como não são todos os vizinhos que tomam as providências, a tela pode lhe salvar caso alguém se descuide e o Aedes apreça perto de sua casa.

Dê preferência a usar roupas mais compridas

O ministério da saúde recomenda a utilização de roupas mais compridas. pois assim as áreas do corpo ficam menos expostas a picadas do mosquito.

Evite ao máximo locais que já tiveram casos da doença

O intuito não é parar de viajar, é somente uma forma de precaução. Há alguns lugares onde os casos da doença têm maior incidência, portanto todo cuidado é pouco, principalmente se estiver grávida.

Observe seu lixo

É importante sempre observar o lixo de sua casa, pois ele também pode ser uma fonte para o mosquito se propagar. Por isso, procure sempre manter o lixo fechado no saco plástico e coloca-lo na rua no dia em que o caminhão for recolher.

Use repelente

A medida é conhecida, simples e a mais eficaz. Passar repelente evita a picada do mosquito, por isso todas as partes expostas devem ser protegidas. Lembrando que é importante que o uso seja feito de forma regular, o ideal é de 6 em 6 horas. As grávidas também podem utilizar desde que perguntem ao seu médico qual o ideal a ser utilizado.

repelente zika

 

Lembrando sempre que se caso sentir um dos sintomas é essencial procurar um médico, tomar remédio por conta própria pode piorar a situação.

Tem mais alguma dica?! Comenta ai!

 

Veja +
() Comente pelo Facebook