Como plantar morango - Portal de dicas!

Informática

Culinária

Moda

Games

Automóveis

Viagens

Educação

Música

Cinema

Meio Ambiente

Relacionamento

Política

Saúde

Dicas Diversas

Você está em: Home » Como plantar morango
Como plantar morango
Por Redação | Publicado em 19 de agosto de 2015 ás 20:43

De origem Europeia, o morango é considerado um falso fruto, pois ele é o resultado do crescimento do tecido do receptáculo que contém os ovários da flor.

Rico em fibras, vitaminas C, A, E, B5 e B6 e minerais essenciais como Cálcio, Potássio, Ferro, Selênio e Magnésio, o morango é muito importante na alimentação humana. Seu consumo frequente, ajuda no fortalecimento do sistema imunológico, tem ação anti-inflamatória e auxilia no processo de cicatrização de ferimento e no bom funcionamento do sistema digestório.

A principal dica na hora de consumir, é lavá-lo bem. Pois os morangos concentram altas taxas de agrotóxicos que fazem mal à saúde. Ou você pode optar por plantar morango em casa. Morangos orgânicos são mais gostosos e super saudáveis.

 

morango

 

Como plantar morango em sua casa

A planta perene, morangueiro, é de vida curta e atinge geralmente de 10 a 30 cm de altura. Pode ser cultivada em várias faixas de temperaturas, mas necessita que no inverno tenha temperaturas mais amenas. Se onde você mora, o clima é de calor intenso, a dica é colocar as mudas em ambiente refrigerado por 20 dias antes de plantá-las. Saiba que dias ensolarados e noites frias produzem os melhores morangos.

1- Escolha da cultivar
Escolha a cultivar adequada para a sua região. Existem cultivares de dias curtos e dias longos. Cultivares de dias longos são adequadas para regiões de altas latitudes.

2- Luminosidade

A planta necessita de algumas horas por dia de luz solar direta para produzir muitos morangos.

3- Solo

A terra deve ser bem drenada, fértil e rica em matéria orgânica. O pH ideal situa-se entre 5,5 e 6,5.

4- Irrigação

Tem que deixar o solo sempre drenado, mas cuidado para não encharcá-lo.

5. O plantio

O plantio tem que ocorrer do fim do verão ao fim do outono (entre abril e maio). O morango é plantado através de estolões do morangueiro. Estolão é o caule rastejante que cresce eventualmente lançando raízes e brotos, dando origem a novas plantas. Para iniciar, compre mudas de fornecedores. Com o passar do tempo, você pode obter mudas das suas próprias plantas.

estolao-morango

 

Metade do caule do estolão deve ficar ao nível do solo, facilitando assim a emissão de novas folhas. O espaçamento ideal entre mudas plantadas é de 20 a 35 cm.

É importante cobrir o solo, envolta das plantas, com cobertura morta ou usar um plástico preto com buracos. Isso ajuda no controle de plantas invasoras e evita o contato do morango com a terra, assegurando a qualidade do fruto.

plantar-morango

Foto: Denise Krebs

morango

Foto: Globo Rural

6. Colheita

A colheita deve ser realizada entre 60 a 80 dias, após o plantio das mudas.

Veja +
() Comente pelo Facebook