Como plantar gengibre no vaso - Portal de dicas!

Informática

Culinária

Moda

Games

Automóveis

Viagens

Educação

Música

Cinema

Meio Ambiente

Relacionamento

Política

Saúde

Dicas Diversas

Você está em: Home » Como plantar gengibre no vaso
Como plantar gengibre no vaso
Por Redação | Publicado em 23 de julho de 2015 ás 00:20

O gengibre, atualmente, é bastante utilizado no tratamento e prevenção de várias doenças, como câncer, enxaqueca, cólicas menstruais, gripes e resfriados, enjoo, nefropatia diabética, dores e inflamações das articulações.

Nativo da Ásia, o vegetal é uma raiz tuberosa que possui múltiplos benefícios para a saúde humana. Tem ação bactericida, é desintoxicante, favorece o sistema digestivo, circulatório e respiratório, além de ser um poderosíssimo termogênico que acelera o metabolismo e ajuda na queima de gordura corporal. Um ótimo alimento para quem deseja perder peso.

 

como-plantar-gengibre

 

Como plantar Gengibre

  • O primeiro passo é a escolha da raiz. Você utilizará o gengibre comprado no supermercado para propagação de mudas. Escolha rizomas grossos e de pele firme. Brilhantes e de cor bege clara. Não opte por raízes de casca seca e caindo, pois esses, estão armazenados por muito tempo, ou seja, estão velhos, o que impossibilita o replantio.
  • Envolva o gengibre comprado em uma toalha úmida de papel e coloque-o no vaso. Mantenha a toalha sempre úmida. Aguarde poucos dias até que o gengibre comece a brotar. Quando brotar raízes, é o momento de plantá-lo no vazo.

como-plantar-gengibre2

 

  • O próximo passo é preparar o vaso. Escolha um vaso grande de 30cm de profundidade e 30cm de largura. Um recipiente deste tamanho, acomoda entre duas e três raízes. Misture uma parte de areia para cada três partes de terra. Adicione adubo e misture. A mistura de areia-terra-adubo deve estar úmida e solta. Coloque pedras no fundo do vaso para drenar a água adequadamente.
  • O plantio: Coloque a parte do rizoma que possui broto voltada para baixo, no interior da terra. Cubra-o com uma camada fina de terra (aprox. 2 centímetros). Mantenha o vaso em um lugar sem incidência direta de raios solares. O gengibre gosta de calor, mas não de luz direta. Regue uma vez ao dia para manter a terra úmida. Cuidado para não encharcá-la.

 

como-plantar-gengibre3

 

As raízes levam em torno de 10-12 meses para crescer e se tornarem comestíveis. Uma tática boa para saber o momento ideal de colheita, é verificar os talos e folhas. Quando os talos crescerem e as folhas tiverem fortes, em 14 dias, o gengibre já pode ser colhido.

como-plantar-gengibre4

A vantagem de plantar gengibre em casa, é que você pode aproveitar pedaços da colheita para um plantio contínuo, o que é viável economicamente.

Veja +
() Comente pelo Facebook