Como plantar e cuidar de um jardim - Portal de dicas!

Informática

Culinária

Moda

Games

Automóveis

Viagens

Educação

Música

Cinema

Meio Ambiente

Relacionamento

Política

Saúde

Dicas Diversas

Como plantar e cuidar de um jardim
Por Rodrigo | Publicado em 6 de agosto de 2015 ás 13:46

jardim-flor-dica-dik

Um jardim pode ser uma boa maneira de colocar a sua casa em harmonia com a natureza. Pode-se escolher plantar flores, ervas aromáticas ou uma pequena horta, para todos esses casos nossa equipe separou algumas dicas bem fáceis para auxilia-lo no plantio e cuidado com seu jardim. A natureza agradece!

Dicas para criar um jardim:

1- Localização

Esse é o primeiro e sem dúvidas o mais importante dos tópicos. Um jardim precisa de alguns cuidados para que se desenvolva perfeitamente e uma boa escolha do lugar em que ele ficará alojada certamente garantirá boas produções futuras das plantas que você colocar nele. Opte por um local que receba bastante iluminação solar, Herboristas recomendam  locais que recebam sol durante 5 horas por dia.

2- Plantio

As plantas vão precisar de terra fértil, macia,  porosa e adequada para crescerem e se desenvolverem. “Em canteiros, a terra deve ser preparada com 20 cm de profundidade para que fique bem fofinha. Para cada metro quadrado, a dica é colocar cinco quilos de areia e cinco de composto orgânico” segundo a herborista, a mesma diz que “Vale a pena optar por recipientes com furos para promover o escoamento da água. Em seguida, forrá-lo com uma camada fina de argila expandida ou brita ou cacos de telha também são opções – para evitar que a terra se encharque. Feito isso, basta colocar uma manta de drenagem e uma camada de areia grossa para escoar a água das regas e, em seguida, a terra no restante do vaso.”

3- Tamanho de vasos (e jardineiras)

A planta precisa de espaço para crescer, vale lembrar que seu crescimento primário é na raiz, acomode as sementes ou mudas com vasos que tenham  pelo menos 20 cm de profundidade para um desenvolvimento radicular livre. Plantas maiores exigem espaços maiores para acomodar a raiz. Se o vaso for muito pequeno ele cessa o crescimento da raiz e consequentemente da planta e de outras que estejam no vaso.

 

4- Espécie das plantas

Escolha plantas que convivam bem entre si e não atrapalhem o crescimento de outra que esteja por perto. Não plante mais de duas espécie no mesmo vaso. Em caso de mudas, de uma distância de pelo menos 20 cm entre uma e outra. Não escolha espécies grandes como bananeiras em jardins pequenos.

 

5- Nutrição

Plantas necessitam de nutrientes para sobreviverem, adquira terra enriquecida, de boa qualidade ou opte por fertilizantes e outras substâncias que auxiliem o crescimento.

 

6- Água

Não se esqueça de regar as plantas do seu jardim. Evite excessos ou deixá-la secar. No inverno regue as plantas pela manhã e no verão faça isso duas vezes ao dia. O ideal é que a terra esteja molhada sem encharcar.

 

7- Doenças e pragas

Para que insetos e doenças fiquem bem longe do seu jardim e estraguem suas plantas utilize herbicidas e inseticidas sem exageros, leia as recomendações do produto para saber a dosagem correta e a forma de aplicação. Alguns desses produtos joga-se sobre a planta, outros no solo ou na água. Atenção!

Uma outra boa dica e revolver a terra do jardim ou vasos a cada 15 dias, isso vai aerar a terra, mantê-la fofa e promover a troca de nutrientes da planta com o meio, com isso ela se desenvolverá e criará resistência própria contra esses inimigos naturais.

 

8-  Poda

A cada 15 dias pode as plantas, cortando cerca de 5 centímetros  das pontas, com isso as plantas voltaram a brotar e crescer.

 

9- Estabeleça uma relação com o seu jardim

Estudos garantem que conversar com a planta e tratá-la com respeito e carinho é a maior dica para que ela cresça plenamente. Vale a pena tentar! 😉

 

 

Veja +
() Comente pelo Facebook