Como falar bem em público - Portal de dicas!

Informática

Culinária

Moda

Games

Automóveis

Viagens

Educação

Música

Cinema

Meio Ambiente

Relacionamento

Política

Saúde

Dicas Diversas

Você está em: Home » Como falar bem em público
Como falar bem em público
Por Moreira | Publicado em 19 de agosto de 2015 ás 21:35

Falar bem em público hoje em dia passou a ser uma necessidade, uma boa oratória é fundamental numa apresentação de trabalho de escola ou até mesmo em projetos no trabalho.

É muito comum pessoas terem dificuldades de falar em público, seja por vergonha ou despreparo, e então sempre que passam por situações assim, vem aquele sentimento de que “poderia ter sido melhor”.

O fikdik selecionou algumas dicas simples que irão te ajudar nessa missão. Confira:

Como falar bem em público

1 – Tenha auto-confiança

Se você vai passar por uma situação de falar em público, entenda que não tem como fugir disso. Por isso tenha ciência de que é possível fazer uma excelente apresentação e que você é capaz de fazer isso. Confie em você mesmo e não tenha medo.

2 – Fique calmo

Antes da apresentação relaxe, respire fundo e faça um breve alongamento. É importante estar calmo para a apresentação fluir bem, todos sabem que o nervosismo não é nada benéfico.

3 – Esteja apresentável

O modo como se veste dará a primeira impressão para quem está te ouvindo e você ainda se sentirá mais confiante. Capriche no visual para elevar a sua auto-estima e sinta-se mais confiante!

4 – Seja natural

Por mais que algumas pessoas falem que criar um personagem pode ajudar, está errado. Seja você mesmo, aja naturalmente, quanto mais natural for sua apresentação, melhor será o seu semblante e mais nítido demonstrará o que está falando.

5 – Dicção e voz

Cuidado com a forma que pronuncia as palavras e sílabas, tenha atenção. Faça um treinamento antes da apresentação oficial e tome cuidados para não ficar sem voz no dia em que precisar.

6 – Postura

Postura é fundamental, principalmente em apresentações de trabalhos científicos. Tente olhar para todos que estão assistindo, sem colocar mão no bolso, cruzar os braços ou ficar andando de um lado para o outro enquanto fala.

oratoria

7 – Domine o assunto

Por último, é óbvio que você saiba o assunto que irá falar?! Dominar o conteúdo é fundamental. Por isso estude e se prepare para o grande dia.

Veja +
() Comente pelo Facebook