Como ensinar o cachorro fazer xixi e cocô no lugar certo - Portal de dicas!

Informática

Culinária

Moda

Games

Automóveis

Viagens

Educação

Música

Cinema

Meio Ambiente

Relacionamento

Política

Saúde

Dicas Diversas

Você está em: Home » Como ensinar o cachorro fazer xixi e cocô no lugar certo
Como ensinar o cachorro fazer xixi e cocô no lugar certo
Por Rodrigo | Publicado em 28 de julho de 2015 ás 11:14

Os cães tornaram-se os melhores amigos do homem ao longo dos tempos, porém tanta proximidade trouxe consigo alguns problemas de convivência, como é o caso das necessidades fisiológicas que por motivos de higiene não podem e nem devem ser feitas em qualquer lugar da sua residência.

Para obter um convívio tranquilo com seu amigo peludo, seguem algumas dicas para ensiná-lo a manter a casa em harmonia e higiene:

Coco cachorro fikdik

Dicas de como ensinar o cachorro fazer xixi e cocô no lugar correto

1- Paciência

Até os seis meses de idade os cães não possuem controle do próprio esfincter, que é o responsável pelo controle da urina e fezes, sendo assim tenha consciência de que ele não faz por maldade, mas porque é um filhote. Você vai precisar de muita paciência no começo para guiá-lo até o local correto de fazer as necessidades.

Quando ele fizer xixi ou cocô dentro de casa, apenas o corrija, aumentando a voz, batendo o pé, enfim, demostrando insatisfação. Mas não bata no filhote, pois assim ele ficará temeroso e demorará ainda mais para aprender.

2- Supervisão

Não deixe o filhote solto pela casa sem supervisão, até que você tenha certeza de que ele irá sair do cômodo que está e ir até a área determinada para ele fazer suas necessidades. Se necessário, crie uma área de restrição para que ele fique nos momentos nos quais você não possa supervisioná-lo.

3- Faça da área de restrição um lugar confortável e interessante

pipi-dollys-femea

Mantenha o local limpo e ofereça constantemente brinquedos, mesmo que ele chore no início, se o lugar o agradar logo ele aprenderá a gostar dali.

4- Mantenha a comida e a água distante do local onde ele faz as necessidades

Nós não comemos no banheiro, logo eles também não. Uma ótima sugestão, de início, é colocar vários potinhos de ração e água onde você não quer que ele faça suas necessidades. Geralmente os cães não fazem xixi e cocô próximo do alimento. Mas não esqueça de deixar a passagem livre para onde você deseja que o cão faça.

5- Conheça o seu animal;

Os cães possuem horários para fazer suas necessidades, normalmente quando acordam, alguns minutos após comerem e sempre depois das brincadeiras. Sabendo disso, atente-se e aproveite esses horários para ensiná-lo.

6- Espalhe jornais, tapetes higiênicos e bandejas no local onde ele deve fazer as necessidades

Mantenha esse lugar limpo, porém no início deixe o xixi no jornal até que o fofinho queira fazer xixi de novo, pois o cheiro o ajudará a se guiar.

images

7- Não bata no seu amigo

Cuidar bem do cachorro o faz gostar mais de você e o estimula a aprender. Se você bater nele, ele ficará com medo e vai preferir fazer as necessidades escondido (debaixo da mesa, atrás da geladeira, debaixo da cama, etc).

8- Recompensa

A premiação deve ser na hora certa para que o animal entenda que fez algo certo e foi premiado por isso, lembrando que as recompensas devem ser constantes atê que ele consiga associar e adapte-se a fazer sempre.

Então sempre que o seu peludo fazer as necessidades no local correto, comemore com ele! Um biscoitinho é muito bem vindo!

Veja +
() Comente pelo Facebook