Como economizar o 3G do celular - Portal de dicas!

Informática

Culinária

Moda

Games

Automóveis

Viagens

Educação

Música

Cinema

Meio Ambiente

Relacionamento

Política

Saúde

Dicas Diversas

Você está em: Home » Como economizar o 3G do celular
Como economizar o 3G do celular
Por Redação | Publicado em 4 de setembro de 2015 ás 21:38

Recentemente, as operadoras mudaram a forma de cobrança pelo serviço da internet 3G/4G em smartphones. Agora, não basta ter créditos no celular para acessar o 3G ou simplesmente pagar um valor diário para usá-lo, é preciso contratar pacotes extras de internet com a quantidade de mb desejado e após o consumo do mesmo, a internet é bloqueada.

O motivo dessa mudança é devido a facilidade de se comunicar hoje em dia. Aplicativos como Whatsapp, Viber e outros, que fazem ligações gratuitas e enviam mensagens em tempo real, ocasionaram um grande prejuízo para as operadoras. As empresas de telefonia estão passando por um momento bastante delicado e por conta disso, decidiram investir mais na venda do 3G, ao invés de ligações.

 

economizar 3G

 

Antes era possível continuar acessando o 3G se você possuísse créditos. Mesmo que a quantidade diária de megabytes acabasse, a conexão continuava ativa. Agora o serviço é bloqueado e o usuário que desejar acessar novamente o 3G, terá que contratar um novo pacote. Essa mudança ficará bem mais caro para os clientes.

Um exemplo: A operadora Oi cobrava noventa centavos diário para acessar o 3G o dia todo. Agora, para contratar um pacote de 70 mb, o valor é de três reais. O fikdik fez o teste, essa quantidade de mb para quem está conectado o tempo todo no Whatsapp, um aplicativo que recebe muitas imagens e vídeos o tempo todo, o pacote acaba em poucas horas e a internet é cessada. Para contratar um pacote extra de 20 mb, o cliente terá que desembolsar mais noventa centavos.

 

foto: fikdik.net

foto: fikdik.net

Para quem fica o dia todo conectado, o custo mensal será bem caro. Pensando nisso, o Fikdik selecionou algumas dicas importante para quem deseja economizar o 3G. Dicas para você não estourar o limite do seu pacote e não ficar sem conexão. Confira:

 

Como economizar o 3G do celular

 

1- Desligue a geolocalização

Aplicativos com geolocalização, como Instagram, Google Maps, Waze, etc, consomem o seu 3G mesmo que o celular estiver em espera. São verdadeiros vilões no consumo. Se o 3G estiver ligado e mesmo que você não estiver mexendo no celular, estará gastando. E pasmem, o pacote extra de 20 mb contratados durante o teste, acabou sem mesmo usarmos nenhum aplicativo ou acessarmos alguma página.

 

2- Opte por navegador mais leve

Para quem acessa muitas páginas de internet pelo celular, a dica é instalar um navegador mais leve. O Opera Mini é uma boa opção. Ele comprime os dados enviados e recebidos para a web, ou seja, consome menos mb.

 

3- Diga não ao streaming

Ouvir músicas direto da internet ou em rádios online, sem fazer o download, consome todo o 3G em questão de minutos. A dica é armazenar as músicas no celular.

Para quem não abre mão da praticidade do streaming e curte ouvir músicas ou assistir vídeos no youtube, o ideal é diminuir a qualidade de transmissão para economizar os dados.

 

4- Não permita que o Whatsapp abra automaticamente imagens e vídeos

O Whatsapp consome bastante dados, principalmente se você participa de vários grupos de conversas no aplicativo. Para evitar o consumo excessivo do seu pacote, configure o aplicativo para baixar os arquivos automaticamente somente quando você estiver conectado no WI-FI. Fazendo isso, quando você estiver conectado no 3G, você visualizará somente os arquivos que desejar.

Para configurar: Abra o aplicativo, vá em Ajustes >> Conversas e Ligações >> Download Automático de Mídia >> E selecione Wi-Fi para imagens, áudios e vídeos.

Evite também enviar fotos e vídeos para os amigos quando estiver no 3G.

 

5- Evite a utilização do Flash Player

O Flash Player deixa o conteúdo mais bonito, porém maior. Sendo assim consomem muito mais. A dica é não instalar o Flash, já que hoje a maioria dos sites possuem versão móvel ou linguagem HTML 5.

A dica vale para quem tem Android, já que IOS não funciona Flash Player.

 

6. Atualizar e baixar aplicativos somente pelo Wi-Fi

Gasta bastante dados para fazer downloads de aplicativos ou atualização. Portanto evite utilizar o 3G para essa finalidade.

 

7- Evite baixar e-mails

Verificar a caixa de entrada do e-mail com frequência também pode estourar seu plano rapidamente. Se for urgente e você não tiver um Wi-Fi disponível, use a pré-visualização do documento pelo aplicativo de e-mail, ao invés de fazer download.

 

8- Use e abuse do Wi-Fi

Evite usar o 3G sempre que puder. Hoje em dia, a maioria dos estabelecimentos comerciais oferecem internet gratuita aos seus clientes. Aproveite! Uma boa dica também, é utilizar o aplicativo Madic Magic. Nele é possível descobrir a senha do WI-FI de outras pessoas.

É importante ressaltar que não é recomendável utilizar apps bancários em redes não confiáveis. Nesse caso, utilize o 3G.

Veja +
() Comente pelo Facebook