Como curar a ressaca - Portal de dicas!

Informática

Culinária

Moda

Games

Automóveis

Viagens

Educação

Música

Cinema

Meio Ambiente

Relacionamento

Política

Saúde

Dicas Diversas

Você está em: Home » Como curar a ressaca
Como curar a ressaca
Por Rodrigo | Publicado em 6 de setembro de 2015 ás 17:15

ressaca-curar-dik-dica

 

Após uma noite regada de bebidas, e um eventual exagero no consumo é comum acordar com enjoo, dor de cabeça, azia, queimação, falta de apetite e cansaço. Isso porque estes são os principais sintomas da ingestão excessiva de álcool. O álcool desidrata o nosso corpo, e é um composto difícil de ser metabolizado pelo organismo. O figado utiliza inúmeras enzimas para tentar elimina-lo do corpo, essa grande atividade enzimática, sobrecarga do fígado e eliminação constante de eletrólitos causa a indesejável ressaca. A equipe do Fikdik selecionou dicas fáceis e práticas para ajuda-lo a se livrar desse mal.

Como acabar com a ressaca:

1- Hidratação

Quando ingerimos bebidas alcoólicas acabamos urinando mais do que o normal, como nosso corpo perdeu muita água, ele tenta compensar isso retirando água de outros órgãos, o primeiro que ele retira é do cérebro, quando o cérebro perde água as membranas que o ligam ao crânio ficam esticadas e isso gera dor de cabeça. Você deve repor a água corporal, ingerindo muita água fresca ao longo do dia, isso certamente ajudará a mandar embora a dor.

2- Sal

Quando urinamos junto com a água eliminamos muito Sódio, e esse elemento é essencial para a manutenção e os processos regulares do corpo. Você precisa ingerir alimentos com sal para recuperar os eletrólitos. Nada de alimentos pesados ou excesso de sal. Se você está sem apetite isotônicos e água de coco são excelentes opções.

3- Açúcar

Nosso corpo reserva energia na forma de Glicogênio. O álcool transforma o glicogênio em glicose e esta é carreada junto com a água na urina. Por isso é comum em dias de ressaca a pessoa sentir-se fraca e sem energia. Reponha essa energia ingerindo açúcar. O álcool também altera o seu paladar, por isso o sabor pode não ser dos melhores. Lembre-se também de que seu estomago ainda está sensível devido as muitas enzimas que o figado liberou. Opte por comer frutas, elas possuem um açúcar chamado frutose que acelera o processamento do álcool pelo corpo, e é uma fonte muito rápida de reposição energética.

4- Potássio

Este é sem duvida o componente que mais se perde no corpo quando urinamos, e ele é responsável por praticamente todas as rotas metabólicas que o seu organismo precisa fazer para funcionar bem. Consuma alimentos ricos em Potássio para repor este componente tão importante. Banana é uma fonte muito boa deste mineral, mas você também pode comer batatas fritas ou suco de laranja.

5- Cisteína

Quando ingerimos álcool ele produz um metabólito chamado etanal que é uma toxina para o nosso organismo, e esse composto faz com que tenhamos tontura, náuseas, dor de cabeça e alteram funções do cérebro, por isso você fica bêbado. Mas é necessário colocar esse “lixo químico” para fora do seu corpo e melhorar. Existe um aminoácido chamado cisteína que é responsável por essa função. Se você comer alimentos ricos em cisteína , eles irão ajudar seu corpo a eliminar o etanal mais facilmente. Opte por brócolis, ovos, pimenta, cebola e gérmen de trigo.

6- Evite comidas pesadas

Seu estômago e fígado ainda estão sensíveis devido a sobrecarga do álcool. Alimentos muito pesados, gordurosos e condimentados podem causar vômito, já que seu sistema digestório ainda não esta 100%.

7- Depuradores

Existem alguns alimentos que tem ação depuradora, ou seja, limpam o intestino e desintoxicam o figado, e isso é exatamente o que você precisa quando está de ressaca, escolha comer melancia, repolho, couve, abacaxi e beterraba.

8- Repouso

Um bom banho e  muito repouso são coisas simples mas que surtem grandes efeitos na ressaca. Isso porque o álcool demora a ser metabolizado pelo nosso corpo, para que isso ocorra rapidamente é necessário repousar e poupar suas energias para esta finalidade. Café, coca-cola e outros estimulantes a base de cafeína direcionam a energia para outras funções. Assista um bom filme, ou dois.

Veja +
() Comente pelo Facebook