Como comer com Hashi? - Portal de dicas!

Informática

Culinária

Moda

Games

Automóveis

Viagens

Educação

Música

Cinema

Meio Ambiente

Relacionamento

Política

Saúde

Dicas Diversas

Você está em: Home » Como comer com Hashi?
Como comer com Hashi?
Por Rodrigo | Publicado em 10 de agosto de 2015 ás 15:53

hashi-usar-dica

Atualmente a comida asiática tem conquistado o gosto dos brasileiros, a grande maioria de nós se adaptou muito bem as iguarias orientais, mas nem todos dominam tão bem a etiqueta milenar de comer utilizando os famosos “pauzinhos”, também chamados de hashi. Pensando nisso, nossa equipe selecionou um passo-a-passo pra que vocês mandem muito bem na hora de comer com eles:

Como comer com hashis:

1- Pegue o primeiro hashi com o dedo médio e o polegar;

Enrijeça a mão para pegar firme, descanse o lado mais largo do hashi na curva do seu dedão, como segurar uma caneta. Lembre-se que esse hashi não deve se mover, ele é fixo.

2- Pegue o segundo hashi com o indicador e o dedão;

Esse é o hashi móvel, ponha o dedão sobre o lado do segundo hashi, para ele descansar sobre o primeiro, ajuste os dedos até alcançar uma posição confortável para usá-los.

3- Pratique “abrir e fechar” os hashis;

Assim terá certeza da estabilidade deles, ajuste as pontas para que não cruzem, nem desencontrem.

4- Faça uma pinça com os hashis e pegue o alimento;

Comece trabalhando com um ângulo de 45 graus, caso se desequilibre volte o alimento para o prato e tente ergue-lo novamente até a boca.

hashi-usar-comer-dik-dica

 

Extras Dikas – Etiqueta com hashis:

* Em pratos asiáticos tradicionalmente serve-se um prato maior coletivo para que todos sirvam o seu prato com o mesmo ambiente, tanto em casa quanto num restaurante. Nunca coloque na comida coletiva o hashi que você levou a boca. Isso é falta de respeito! Neste caso, você tem duas opções: utilize um par de hashis públicos que servirão apenas para se servir e não para comer ou utilize a outra ponta dos hashis, aquela q não vá tocar na sua boca para pegá-los.

* Enquanto come cuidado com o que faz com os hashis, algumas atitudes erradas com eles podem ser visto de forma deselegante e desapropriada. Nunca aponte para as pessoas utilizando os hashis. Não os deixe apontando para cima no prato, isso lembra incenso nos funerais e é visto como chamar azar para o lugar. Não perfure a comida com a ponta dos hashis isso é grosseiro e deselegante. Passar o alimento de hashi pra hashi também pode ser mal interpretado já que eles fazem isso em funerais passando os ossos utilizando os hashis. ao terminar de comer, coloque-os do lado esquerdo do prato vazio. Jamais cruze os hashis.

* Comer arroz: Quando servirem uma tigela de arroz, não utilize os hashis, escave o arroz sem receios, erga a tigela perto da boca e coma o alimento dessa forma, seja elegante para que não caia grãos. Caso esteja na China ou Vietnã é permitido cavar o arroz da forma que quiser.

* Caso seja iniciante com os hashis, comece pegando-os nas pontas ou perto do meio ate se acostumar com o movimento e o alinhamento das pontas. quando tiver praticado bastante pegue-os mais próximo das extremidades mais grossas. Quanto mais longe suas mãos ficarem da comida, melhor. Cuidado para não apunhalar a carne/ comida isso é um desrespeito.

* Se não sentir-se seguro não utilize os hashis. é mais elegante utilizar os seus próprios talheres do que usar os hashis de forma desrespeitosa.

* Utilizar os hashis corretamente significa conseguir pegá-los de forma confortável para levar a comida na boca, faça isso,como achar melhor. existem diversas maneiras diferentes para faze-lo.

hashi-dik-dica

hashi-dik-dica

Veja +
() Comente pelo Facebook