Como apagar o fogo em óleo quente, no fogão

Informática

Culinária

Moda

Games

Automóveis

Viagens

Educação

Música

Cinema

Meio Ambiente

Relacionamento

Política

Saúde

Dicas Diversas

Você está em: Home » Como apagar o fogo em óleo quente, no fogão. NUNCA JOGUE ÁGUA
Como apagar o fogo em óleo quente, no fogão. NUNCA JOGUE ÁGUA
Por Redação | Publicado em 12 de novembro de 2016 ás 10:41

É bom saber como agir, caso você esqueça no fogo a panela ou a frigideira com óleo, e essa pegue fogo. O momento é de desespero, mas não entre em pânico. O que você precisa saber é que NUNCA se deve jogar água para apagar o fogo, nessa situação. Muita gente agiria por extinto e de forma desesperada, tentaria apagar o fogo com água. Jamais faça isso! A água não vai apagar o fogo em óleo quente, pelo contrário, o fogo irá se espalhar, podendo incendiar a casa toda.

Siga as instruções a seguir e repasse para os amigos, pra família, ensine seus empregados e mostre aos seus filhos. Esta dica salva vidas!

panela-com-fogo-em-oleo-quente

 

A panela com óleo pegou fogo? Saiba como agir corretamente para apagar o fogo em óleo quente

 

  1. MANTENHA CALMA
  2. Desligue o fogo do fogão
  3. Molhe um pano, torça-o, retirando o excesso de água
  4. Coloque o pano molhado sobre a panela ou frigideira e pronto.
  5. NUNCA TENTE MOVER A PANELA OU FRIGIDEIRA
  6. NUNCA JOGUE ÁGUA

 

Explicação química: Por que ocorre o fogo aumenta quando joga água no óleo pegando fogo?

O fogo aumenta por dois motivos: a densidade e o ponto de ebulição da água e do óleo. O óleo é menos denso que a água, por isso ele flutua sobre a água. Já o ponto de ebulição da água é igual a 100ºC ao nível do mar, e se o óleo estiver pegando fogo, significa que ele estará a uma temperatura superior a essa.

Ao jogar água, por ser mais densa, ela “tentaria” afundar, passando pelo óleo que está muito quente. Como a temperatura está acima de seu ponto de ebulição, imediatamente a água passaria do estado líquido para o gasoso, formando bolhas de vapor que sobem rapidamente através da gordura quente e saltam de forma extremamente violenta para o ar. Essas bolhas levam consigo gotículas de óleo, que se atingir a pele, causa queimaduras gravíssimas.

Além disso, essas gotículas de óleo caem sobre o fogo, causando o incêndio. Assista o vídeo acima e veja uma simulação do que acontece.

 

Compartilhe a informação e ajude a salvar vidas.

Veja +
() Comente pelo Facebook