Como agir em situações de emergência e perigo - Portal de dicas!

Informática

Culinária

Moda

Games

Automóveis

Viagens

Educação

Música

Cinema

Meio Ambiente

Relacionamento

Política

Saúde

Dicas Diversas

Você está em: Home » Como agir em situações de emergência e perigo
Como agir em situações de emergência e perigo
Por Rodrigo | Publicado em 25 de julho de 2015 ás 17:36

Todo mundo está a mercê de sofrer ou presenciar um acidente a qualquer momento. Você saberia como agir numa situação dessa? O mais importante em situações de emergência ou perigo é manter a calma, não se desesperar e agir com sabedoria. Sabemos que é difícil ter calma nesses momentos, mas o desespero pode ainda piorar a situação.

As dicas a seguir podem salvar vidas, acredite! Confira:

panic-button

Dicas de como agir em situações de emergência e perigo

Antes de qualquer coisa, é preciso pedir ajuda, ligando nos números de emergência:

  • Pronto-Socorro – 192
  • Corpo de Bombeiros – 193
  • Defesa Civil – 199
  • Polícia Civil – 147
  • Polícia Militar – 190

Em situações de risco de vida ou morte, existem algumas maneiras de agir enquanto a ajuda não chega. Confira:

 

Como fazer uma reanimação cardiorrespiratória (RCP)

Esta técnica é uma das mais importantes quando pensamos em “salvar vidas”. Ela pode fazer a diferença entre a vida e a morte de uma pessoa que entra em colapso sob parada cardíaca. Você deve praticá-la com antecedência, mesmo sem uma formação oficial.

Abaixo um vídeo que explica como realizar o procedimento com segurança:

O primeiro passo é pressionar as mãos no peito da vítima, afundando-as cerca de 5 centímetros, a uma taxa de cerca de 100 vezes por minuto, até a ambulância chegar.

Uma das causas mais comuns de morte é a doença cardíaca, por isso é importante conhecer os sinais de ataques cardíacos e o que você pode fazer para ajudar uma pessoa nesta situação.

 

Como ajudar alguém que está engasgado

Situações de engasgamento é muito comum acontecer. O primeiro passo para ajudar uma pessoa que está engasgada é se posicionar atrás dela e dar cinco golpes nas costas da pessoa com a palma da sua mão. Se nada disso adiantou você deverá realizar outro procedimento que é a manobra de Heimlich. Ela só deverá ser feita após ter sido em vão os cinco golpes nas costas.

Feche o punho e coloque-o com o polegar para dentro entre o umbigo e o osso externo da pessoa. Com a outra mão, segure o seu punho e puxe ambas as mãos em sua direção, com um rápido empurrão para dentro e para cima a partir dos cotovelos. Esta manobra deve ser feita somente para maiores de 1 ano de idade. Em se tratando de bebês existem várias técnicas que ensinaremos a seguir.

manobra-de-heimlich

 

Como tratar hemorragias

Em caso de hemorragia o que importa é o tempo. O tempo é precioso nessa situação. Mesmo que seja um pequeno sangramento até uma hemorragia arterial. O primeiro passo para ajudar uma pessoa que está com hemorragia é lavar bem as mãos, colocar luvas, se não tiver luvas, use um saco plástico. Feito isso, você deverá:

  1. Deitar a pessoa e cobrir-lhe com um cobertor. Eleve o local da hemorragia;
  2. Retire toda a sujeira ou detritos da ferida, mas deixe objetos grandes ou profundamente enraizados no lugar; apenas um médico pode retirar esses objetos.
  3. Aplique uma pressão contínua com um pano limpo ou curativo por pelo menos 20 minutos sem olhar para ver se o sangramento parou;
  4. Adicione mais gazes, se necessário;
  5. Se o sangramento não parar, aplique pressão às artérias. O ponto de pressão do braço é no seu interior, logo acima do cotovelo e logo abaixo da axila; os pontos de pressão da perna são atrás do joelho e na virilha. Aperte a principal artéria nessas áreas contra o osso. Mantenha seus dedos esticados, e, com a outra mão, continue a exercer pressão sobre o ferimento em si;
  6. Deixe os curativos no lugar e imobilize a parte do corpo atingida, uma vez que o sangramento parar. Para evitar infecção, se o ferimento for pequeno, a recomendação é lavar a região com água corrente e um sabão suave.
  7. Depois de colocado o curativo, não o retire, mesmo que cesse o sangramento, pois ao removê-lo você poderá causar outra perda de sangue. Nesse caso, deve-se acrescentar um novo curativo por cima do anterior e continuar a pressionar a região.

hemorragia

 

Como tratar uma queimadura

A primeira coisa que deve-se falar a respeito de queimaduras é desmistificar a ideia de passar pasta de dente, manteiga, iogurte, maisena, tomate, ovo cru, batatas, etc. Nada disso! Todas essas dicas são lendas e não funcionam. Ao contrário, só piora.

É importante ressaltar, também, que nunca se deve aplicar pomadas sobre a área queimada sem a devida orientação médica. Não aplique nenhum produto sem autorização médica.

Então o que fazer para ajudar uma pessoa que acabou de ter uma queimadura? A única coisa que deve-se fazer é jogar água corrente fria por pelo menos 20 minutos. E encaminhar o paciente a um serviço de emergência disponível.

queimaduras eletricas

 

queimaduras quimicas

situações de emergência queimaduras termicas

Nós da redação do FikDik, esperamos que você, caro leitor, nunca passe por tais situações, porém com simples gestos podemos ajudar e muito a vida de alguém que está em risco. Lembre-se que em todas as situações citadas a cima, primeiramente, você deve ligar imediatamente para o socorro.

Veja +
() Comente pelo Facebook