Catadores são responsáveis por 90% do lixo reciclado no Brasil

Informática

Culinária

Moda

Games

Automóveis

Viagens

Educação

Música

Cinema

Meio Ambiente

Relacionamento

Política

Saúde

Dicas Diversas

Catadores são responsáveis por 90% do lixo reciclado no Brasil
Por Redação | Publicado em 27 de julho de 2018 ás 23:40

Catadores

 

São Paulo, a cidade mais populosa do Brasil, produz em média 20 mil toneladas de lixo por dia. O que representa em torno de 1,6kg de lixo produzido por pessoa.

Segundo o professor de ciência ambiental da Universidade de São Paulo (USP), Pedro Jacobi, o desafio é “produzir menos resíduos, reciclar cada vez mais e remanufaturar”.

Um grupo de pessoas que passa despercebido pela sociedade e que está envolvido diretamente com o processo de reciclagem de resíduos é o dos catadores. Dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) apontam que os catadores são responsáveis por mais de 90% do lixo reciclado no Brasil.

 

Catadores

 

Catadores de materiais recicláveis são aqueles que mesmo debaixo de chuva ou de um dia ensolarado, buscam pelas ruas, latas, garrafas e materiais recicláveis, que podem ser aproveitados, reformados ou reciclados industrialmente. É um trabalho árduo, insalubre, cheio de riscos, como contato com materiais contaminados, ou até mesmo objetos cortantes.

De acordo com o Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis, o Brasil possui cerca de 800 mil catadores e a maioria desses trabalhadores encontrou na profissão uma alternativa ao desemprego.

Esses trabalhadores informais são extremamente importantes para a redução da quantidade de lixo doméstico produzido nas cidades, além contribuir com a redução dos gastos municipais com a coleta, transporte e disposição final do lixo gerado pela sua população.

E infelizmente, os catadores não são pagos pelo município e não gozam de benefícios e nem assistência. Só trabalham e sobrevivem. Para se ter uma ideia, uma pesquisa feita pelo Mercado Mineiro, em Belo Horizonte, um catador precisa juntar 55,84 kg de alumínio, cerca de 19,1 mil latinhas para ganhar 1 salário mínimo.

Por isso, a dica de hoje é: Valorize os catadores! Sempre que ver um pela rua, agradeça-o! E se possível, faça uma caridade a ele. É muito gratificante reconhecer a importância das pessoas. Vai por mim!

Fikdik!

 

catadores

Veja +
() Comente pelo Facebook