Alimentos que DEVEM e que NÃO DEVEM ser lavados antes do consumo

Informática

Culinária

Moda

Games

Automóveis

Viagens

Educação

Música

Cinema

Meio Ambiente

Relacionamento

Política

Saúde

Dicas Diversas

Você está em: Home » Alimentos que DEVEM e que NÃO DEVEM ser lavados antes do consumo
Alimentos que DEVEM e que NÃO DEVEM ser lavados antes do consumo
Por Redação | Publicado em 24 de novembro de 2017 ás 20:39

Desde de criança somos ensinados a lavar os alimentos antes de comer, assim como nossas mãos. Mas poucas pessoas sabem que a lavagem de alguns alimentos pode não ser uma medida de segurança, podendo ser mais maléfico do que benéfico.

Lavar certos alimentos envolve a proliferação de bactérias e outras consequências negativas relacionadas ao gosto, a textura e até os benefícios dos mesmos.

Abaixo confira a lista de alimentos que você NÃO DEVE lavar e outra que você DEVE. Fikdik!

 

alimentos


Alimentos que NUNCA devem ser lavados

  1. Ovos
  2. Macarrão
  3. Frango, carne bovina, suína, cordeiro
  4. Cogumelos

 

 

– OVOS: Para ir para as prateleiras e chegar no consumidor, uma substância é aplicada sobre os ovos para protegê-los de qualquer tipo de contaminação microscópica. A água deteriora e elimina esta película formada pela substância, que tem a função de evitar a entrada de bactérias.

– MACARRÃO: Para os chef de cozinha, lavar o macarrão deveria ser crime. A água remove o amido e o molho não vai grudar na massa. A única hipótese que você deve lavar o macarrão, é quando for preparar pratos frios. Por ex.: uma salada de macarrão.

– FRANGO E OUTRAS CARNES: Por causa da Salmonela – bactéria presente no frango fresco – as pessoas acreditam que lavando o frango, os microrganismos serão eliminados. O que não é uma verdade. A água não elimina as bactérias das carnes, pelo contrário, aumenta a proliferação dos microrganismos, além de espalharem para as suas mãos e para a pia, contaminando assim outros alimentos.

A dica é cozinhar diretamente a carne, o cozimento ou altas temperaturas mata todos os agentes infecciosos. Não precisa lavar a carne. Sem contar que a lavagem também faz perder nutrientes importantes da carne.

– COGUMELOS: Nunca deixe seus cogumelos favoritos (incluindo os champignons) próximos de qualquer fonte de água. Eles irão inchar, perder a elasticidade e o gosto quando servidos. A razão principal é porque os fungos, em geral, absorvem líquidos com grande facilidade. A umidade também favorece a proliferação dos mesmos.

O correto de se fazer, sempre antes da preparação, é enxaguá-los, remover as sujeiras na casca e depois secá-los com papel toalha.

 


Alimentos que SEMPRE devem ser lavados:

  1. Frutas e vegetais com casca comestível
  2. Frutas e vegetais com casca não comestível
  3. Latas de conserva
  4. Frutas desidratadas

 

 

– FRUTAS E VEGETAIS COM CASCA COMESTÍVEL: Tem quem olhe para frutas e vegetais brilhantes, sem manchas e acredita que estão limpos e não precisa lavá-los. No entanto, antes de chegarem em nossas casas, esses alimentos foram expostos diretamente a vários agentes patogênicos pelo ambiente, como também durante o plantio e cultivo, onde foram submetidos a pesticidas altamente tóxicos.

Independentemente da situação desses alimentos, eles devem ser lavados sempre. Não use sabão ou detergente. O órgão que inspeciona alimentos e medicamentos dos Estados Unidos, não recomenda o uso de sabão ou outros detergentes para lavar alimentos.

Basta apenas lavá-los com água fria. Faça isso antes de cortar e descascar os alimentos. Quando você lava a fruta ou verdura inteira, evita que os agentes patogênicos que estão sobre a casca passem para o interior do alimento. Isso deverá ser feito independentemente de consumir o alimento com casca ou não.

– FRUTAS E LEGUMES COM CASCA NÃO COMESTÍVEL: Frutas como bananas, melancias, melões, etc, e os vegetais também devem ser sempre lavados antes de armazená-los e também antes de comer. Não importa o quão bem você descasque esses alimentos, os micróbios que costumam ficar retidos sobre a casca ou pele, podem alcançar até a polpa do alimento facilmente, já que são somente alguns centímetros que os separam.

– LATAS DE CONSERVA: As bactérias não podem entrar dentro das latas, porque esses recipientes mantém os alimentos fechados. Mas elas  podem contaminar a comida quando você abrir a lata. Vale lembrar que essas latas já viajaram muito e passaram por muitas mãos e ambientes contaminados.

– FRUTAS DESIDRATADAS: Mesmo que você tenha armazenado corretamente as frutas desidratadas, por segurança é indicado que você as deixa na água por algumas horas, antes de consumir.

Veja +
() Comente pelo Facebook