8 Dicas para melhorar a sua concentração - Portal de dicas!

Informática

Culinária

Moda

Games

Automóveis

Viagens

Educação

Música

Cinema

Meio Ambiente

Relacionamento

Política

Saúde

Dicas Diversas

Você está em: Home » 8 Dicas para melhorar a sua concentração
8 Dicas para melhorar a sua concentração
Por Redação | Publicado em 16 de setembro de 2015 ás 19:11

A neurociência explica que é possível nos tornarmos o piloto do nosso próprio cérebro. Para isso é importante que tenhamos a capacidade de concentração. Um bom funcionamento do cérebro auxilia nas atividades do cotidiano, como nos estudos e no trabalho.

Você se acha uma pessoa distraída? Perde o foco do que está fazendo com grande facilidade? O Fikdik reuniu algumas dicas para você melhorar sua concentração.

concentração

 

Como melhorar a minha concentração?

 

1. Escute músicas conhecidas

Ouvir músicas auxilia no relaxamento do corpo e na concentração. É importante que você ouça um repertório conhecido, pois ouvir músicas novas faz o cérebro distrair na tentativa de avaliar a música.

Porém evite colocar em seu playlist, músicas que você goste muito ou odeie. Neuropesquisadores de Taiwan afirmam que sentimentos excessivos, tanto positivos quanto negativos, por uma música, tiram o foco do que você estiver fazendo no momento.

 

2. Faça exercícios aeróbicos

Segundo um estudo da University of Illinois, praticar exercícios aeróbicos ajuda as partes do cérebro diretamente ligadas à memória e à atenção.

 

3. Permaneça bem hidratado e alimentado

É importante que tenha sempre algo no estômago para manter uma boa concentração. Não precisa ser um alimento pesado. Um suco ou uma fruta já está ótimo. O essencial é que o seu organismo tenha energia suficiente para o trabalho.

Ingerir líquido com frequência também ajuda a manter o cérebro com bom funcionamento. Uma pesquisa feita por ingleses, mostrou que pessoas com sede demoram mais tempo para realizar tarefas do que àquelas que estão bem hidratadas.

 

4. Durma bem

Dormir pelo menos 7 horas por noite, aumenta significativamente a atividade cerebral, comparado às pessoas que dormem menos, afirma o médico norte-americano Daniel Amen.

Aquela soneca do almoço, também é benéfica para ganhos em memória e capacidade de aprendizado.

 

5. Meditação

Na era da informação, excesso de notícias e acontecimentos, esvaziar a mente pode ser uma tarefa bastante difícil, mas é necessária. São muitos os benefícios para as funções cognitivas.

A meditação, segundo muitos pesquisadores americanos, aumenta a capacidade de concentração, além de favorecer a memória e facilitar a tomada de decisões.

 

6. Escreva à mão

Com a presença cada vez mais da tecnologia, o papel e a caneta estão sendo esquecidos. Segundo estudos das universidades da Califórnia e de Princeton, escrever à mão ajuda compreender e memorizar. O processamento de dados acontece de forma mais superficial quando digitamos.

 

7. Ordene o seu cérebro na tomada de decisões

Precisa realizar algo? Force ao cérebro a se concentrar. Desligue tudo que possa tirar a sua atenção e crie uma meta. Esqueça o mundo e entenda que você precisa fazer aquilo. E faça!

 

8. Faça intervalos

Segundo a professora especialista Carla Tieppo, da Santa Casa, o cérebro humano consegue prender atenção em uma única coisa por no máximo 1 hora. Após esse tempo, é importante fazer um intervalo de 10 minutos. Nesse intervalo aproveite para tomar café.

Ingerir cerca de 230 mL de café ajuda minimizar os desvios de atenção, segundo pesquisadores austríacos.

 

Veja +
() Comente pelo Facebook